quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia da árvore

No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Igreja Missionária de Anastácio


Há 40 anos, um grupo de irmãos se reunia para louvar, adorar e estudar a Palavra de Deus. Com o passar do tempo, a comunhão se fortaleceu e deu início à Igreja Missionária de Anastácio, que foi implantada, e permanece até os dias atuais, na Rua João Câncio Alves esquina com Rua Coronel Ponce. Lona de circo, madeira, alvenaria... ao longo dos anos a Igreja Missionária de Anastácio cresceu fisica e espiritualmente. Até que um dia, nosso pastor José Cabral da Silva recebeu uma revelação, uma ordem de Deus: aumentar o templo, pois viriam muitos novos irmãos. Hoje, ao completar 40 anos de uma história de luta e também de muitas vitórias, a Igreja Missionária de Anastácio inaugura seu novo templo: mais amplo e confortável. Assim, oferece aos membros e visitantes não somente um novo espaço para cultuar a Deus, mas, principalmente, dispõe das ferramentas da visão da nossa denominação: cursos de Verdades Básicas, Agora que sou Membro, Academia Bíblica, além de dezenas de ministérios implantados, onde cada irmão é inserido dentro da obra do Senhor. Para saber mais visite o blog da Igreja Missionária de Anastácio.
Fonte: missionariaanastacioms.blogspot.com

Bem vinda Emanuelle Fernanda!

A Escola Estadual Roberto Scaff ficou mais rosa com a visita de Emanuelle Fernanda, filha da nossa querida aluna Rubiane, matriculada no 3º ano do Ensino Médio.  

Rubiane com Emanuelle Fernanda e as amigas Katiane, Larissa e Neiva

domingo, 4 de setembro de 2011

Aniversário do Ruan



    No dia 1º de setembro a Escola Estadual Roberto Scaff comemorou o aniversário do nosso querido aluno Ruan, matriculado no 8º ano do Ensino Fundamental. Ruan recebeu os parabéns dos colegas  e professores da escola.




quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A importância de uma alimentação saudável




                                    
A alimentação saudável é a ingestão de, principalmente, alimentos naturais em nossas refeições diárias. É necessário a absorção de açúcares, carnes, ovos, hortaliças, frutas, legumes, leite, óleos, massas, raízes e tubérculos através através de nossas refeições. A quantidade necessária para a alimentação saudável varia para cada organismo já que é levado em consideração a altura, a idade, o peso, e a saúde de cada indivíduo, além das atividades físicas praticadas pelo mesmo.

Objetivos:
           Identificar nos alimentos seus nutrientes, suas fontes e funções que elas desempenham em nosso organismo;
Estimular os alunos a uma alimentação saudável;

O que são Nutrientes?
Os nutrientes são substâncias presentes nos alimentos e que são essenciais para o nosso organismo. São eles: os açúcares ou carboidratos, as gorduras, as proteínas, as vitaminas e os minerais.
Os açúcares ou carboidratos são nutrientes com função de fornecer energia para o nosso organismo. Exemplos de alimentos fontes de carboidratos são: açúcar, doces em geral, mel, pães, arroz, milho, massas, farinhas, etc.
As gorduras, junto aos carboidratos, são os principais fornecedores de energia. Além disto, protegem os órgãos contra lesões, fazem parte das membranas celulares, mantêm a temperatura corporal, ajudam no desenvolvimento cerebral de fetos e crianças, entre outras. Podem ser tanto de origem animal quanto vegetal. Exemplos de alimentos fontes de gorduras: manteiga, margarina, óleos, banha, requeijão, maionese, cremes, etc. As gorduras são muitas vezes consideradas como “vilãs” da saúde e da boa alimentação, mas isso não é verdade. Elas possuem importantes funções e só são prejudiciais quando em excesso, assim como os demais nutrientes.
As proteínas são necessárias para o crescimento, construção e reparação dos tecidos do nosso corpo. Elas fazem parte da constituição de qualquer célula, como as células nervosas do cérebro, as células do sangue, dos músculos, coração, fígado etc., protegem o organismo contra doenças, entre outras. Exemplos de alimentos fontes de proteínas: todos os tipos de carnes, ovos, leite e derivados, nozes, castanhas, amendoim, etc.
As vitaminas podem ser encontradas nas frutas, vegetais e em alimentos de origem animal. São indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Participam de inúmeras reações do organismo, contribuem para o fortalecimento do nosso corpo, na defesa contra as infecções, evitando gripes frequentes e doenças. É indispensável a ingestão de frutas e verduras em nossa alimentação para garantirmos a dose diária necessária de vitaminas.
Os minerais também são necessários para garantir o bom funcionamento de nossos corpos e conseguimos obtê-los pela alimentação. O cloro, o sódio e o potássio são necessários para realização de muitos processos em nossos corpos, como a transmissão impulsos nervosos. São encontrados no sal de cozinha, nas bananas e nas frutas cítricas.
Existem também substâncias denominadas fibras que, apesar de não serem nutrientes, são muito importantes para o organismo, pois são responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre, e reduzem a absorção de gorduras e colesterol. Os vegetais, frutas e cereais integrais são fontes de fibras.