quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia da árvore

No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Igreja Missionária de Anastácio


Há 40 anos, um grupo de irmãos se reunia para louvar, adorar e estudar a Palavra de Deus. Com o passar do tempo, a comunhão se fortaleceu e deu início à Igreja Missionária de Anastácio, que foi implantada, e permanece até os dias atuais, na Rua João Câncio Alves esquina com Rua Coronel Ponce. Lona de circo, madeira, alvenaria... ao longo dos anos a Igreja Missionária de Anastácio cresceu fisica e espiritualmente. Até que um dia, nosso pastor José Cabral da Silva recebeu uma revelação, uma ordem de Deus: aumentar o templo, pois viriam muitos novos irmãos. Hoje, ao completar 40 anos de uma história de luta e também de muitas vitórias, a Igreja Missionária de Anastácio inaugura seu novo templo: mais amplo e confortável. Assim, oferece aos membros e visitantes não somente um novo espaço para cultuar a Deus, mas, principalmente, dispõe das ferramentas da visão da nossa denominação: cursos de Verdades Básicas, Agora que sou Membro, Academia Bíblica, além de dezenas de ministérios implantados, onde cada irmão é inserido dentro da obra do Senhor. Para saber mais visite o blog da Igreja Missionária de Anastácio.
Fonte: missionariaanastacioms.blogspot.com

Bem vinda Emanuelle Fernanda!

A Escola Estadual Roberto Scaff ficou mais rosa com a visita de Emanuelle Fernanda, filha da nossa querida aluna Rubiane, matriculada no 3º ano do Ensino Médio.  

Rubiane com Emanuelle Fernanda e as amigas Katiane, Larissa e Neiva

domingo, 4 de setembro de 2011

Aniversário do Ruan



    No dia 1º de setembro a Escola Estadual Roberto Scaff comemorou o aniversário do nosso querido aluno Ruan, matriculado no 8º ano do Ensino Fundamental. Ruan recebeu os parabéns dos colegas  e professores da escola.




quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A importância de uma alimentação saudável




                                    
A alimentação saudável é a ingestão de, principalmente, alimentos naturais em nossas refeições diárias. É necessário a absorção de açúcares, carnes, ovos, hortaliças, frutas, legumes, leite, óleos, massas, raízes e tubérculos através através de nossas refeições. A quantidade necessária para a alimentação saudável varia para cada organismo já que é levado em consideração a altura, a idade, o peso, e a saúde de cada indivíduo, além das atividades físicas praticadas pelo mesmo.

Objetivos:
           Identificar nos alimentos seus nutrientes, suas fontes e funções que elas desempenham em nosso organismo;
Estimular os alunos a uma alimentação saudável;

O que são Nutrientes?
Os nutrientes são substâncias presentes nos alimentos e que são essenciais para o nosso organismo. São eles: os açúcares ou carboidratos, as gorduras, as proteínas, as vitaminas e os minerais.
Os açúcares ou carboidratos são nutrientes com função de fornecer energia para o nosso organismo. Exemplos de alimentos fontes de carboidratos são: açúcar, doces em geral, mel, pães, arroz, milho, massas, farinhas, etc.
As gorduras, junto aos carboidratos, são os principais fornecedores de energia. Além disto, protegem os órgãos contra lesões, fazem parte das membranas celulares, mantêm a temperatura corporal, ajudam no desenvolvimento cerebral de fetos e crianças, entre outras. Podem ser tanto de origem animal quanto vegetal. Exemplos de alimentos fontes de gorduras: manteiga, margarina, óleos, banha, requeijão, maionese, cremes, etc. As gorduras são muitas vezes consideradas como “vilãs” da saúde e da boa alimentação, mas isso não é verdade. Elas possuem importantes funções e só são prejudiciais quando em excesso, assim como os demais nutrientes.
As proteínas são necessárias para o crescimento, construção e reparação dos tecidos do nosso corpo. Elas fazem parte da constituição de qualquer célula, como as células nervosas do cérebro, as células do sangue, dos músculos, coração, fígado etc., protegem o organismo contra doenças, entre outras. Exemplos de alimentos fontes de proteínas: todos os tipos de carnes, ovos, leite e derivados, nozes, castanhas, amendoim, etc.
As vitaminas podem ser encontradas nas frutas, vegetais e em alimentos de origem animal. São indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Participam de inúmeras reações do organismo, contribuem para o fortalecimento do nosso corpo, na defesa contra as infecções, evitando gripes frequentes e doenças. É indispensável a ingestão de frutas e verduras em nossa alimentação para garantirmos a dose diária necessária de vitaminas.
Os minerais também são necessários para garantir o bom funcionamento de nossos corpos e conseguimos obtê-los pela alimentação. O cloro, o sódio e o potássio são necessários para realização de muitos processos em nossos corpos, como a transmissão impulsos nervosos. São encontrados no sal de cozinha, nas bananas e nas frutas cítricas.
Existem também substâncias denominadas fibras que, apesar de não serem nutrientes, são muito importantes para o organismo, pois são responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre, e reduzem a absorção de gorduras e colesterol. Os vegetais, frutas e cereais integrais são fontes de fibras.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Festa Agostina na EE Roberto Scaff



      No sábado dia 06 de agosto a Escola Estadual Roberto Scaff realizou a "Festa Agostina". A típica dança de quadrilha composta por alunos e professores contagiou todos com alegria. A comunidade prestigiou um bingo recheado de prêmios e muita comida gostosa. O evento foi um sucesso!


 



  
















   
 

 
Terceirão! Ensino Médio Inovador

Narradores oficiais do bingo
  
Ana Larissa com o correio elegantea


9º ano - Programa Mais Educação



domingo, 21 de agosto de 2011

Refletindo sobre projetos na Escola

   Define-se projeto como o modo de agir do ser humano, o que planeja para o seu futuro, quem pretende ser e como fazer para alcançar suas metas, satisfazer seus sonhos e responder às suas indagações. No âmbito escolar os projetos devem estar ligados diretamente ao conceito de cidadania, pois o projeto em sala de aula envolve pessoas de personalidades diferentes trabalhando numa meta comum para alcançar o resultado. O trabalho por meio de projeto permite que o aluno aprenda-fazendo. No desenvolvimento de um projeto podem ocorrer imprevistos e às vezes são necessárias algumas mudanças, por isso, podemos dizer que existe uma flexibilidade. Hernández afirma que não existe um modelo ideal, porque o professor precisa conhecer a realidade da sala. Paulo Freire afirma que o professor deve proporcionar o conhecimento do conhecimento já adquirido pelo aluno no seu cotidiano e a produção do conhecimento não existente. Para Freinet o professor deve estimular as crianças a fazerem experiências para buscarem as respostas às suas inquietações sendo orientadas pelo professor durante a execução. A teoria de Vygotsky destaca que o aluno aprende a partir da interação com o meio em que vive, com a realidade e com outras pessoas. A escola deve ser um espaço vivo, desta forma proporciona ao aluno experiências e conhecimentos. O professor deve dialogar com os alunos a fim de compreender suas dúvidas, expectativas e necessidades e propor atividades que despertem a curiosidade e o desejo de aprender. O projeto potencializa a integração de diferentes áreas de conhecimento, assim como a integração de várias mídias e recursos. No entanto, se o professor não tiver domínio dos softwares disponíveis, desperdiçará a oportunidade de desenvolvimento de melhor qualidade do aluno. Para se questionar, desafiar e instigar o aluno a buscar conhecimento com o uso do computador, o professor precisa conhecer as principais ferramentas. É importante a atuação do professor e o seu domínio sobre os recursos utilizados no desenvolvimento das atividades. O processo de avaliação de projetos ocorre de forma contínua, com o acompanhamento do professor durante o desenvolvimento do trabalho. As tecnologias utilizadas na escola contribuem para a produção de novos conhecimentos, sem a desvalorização dos conhecimentos acumulados ao longo do tempo.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Aquidauana: 119 anos





Rio Aquidauana
Fundada em 15 de agosto de 1892, às margens do rio Moboteteu, atual rio Aquidauana, foi implantada por uma comitiva composta pelo major Teodoro Rondon e pelos coroneis João d'Almeida Castro, Augusto Mascarenhas, Estevão Alves Corrêa e Manuel Antônio Paes de Barros, além de fazendeiros e moradores da vila de Miranda. A comunidade indígena está presente, distribuída pelas aldeias de Taunay, Limão Verde, Cachoeirinha, Ipegue e Bananal, Distante alguns quilômetros do rio Aquidauana podem ser encontradas algumas aldeias como Bananal, Imbirussu dos Índios Terenas e mais 4 distritos: Camisão, Cipolândia, Piraputanga e Taunay.O município possui vários lugares agradáveis para visitas como o Parque Ecológico da Lagoa Comprida (Rua Moisés Albuquerque): com uma extensa área verde e uma grande lagoa, o parque já apresenta as características do ecossistema típicos do Pantanal. Possui pista iluminada para caminhadas, quadra de areia e o Viveiro Municipal. É uma importante área de preservação e de contato com o meio ambiente, além de praticar esportes ou mesmo assistir ao por-do-sol.


Lagoa Comprida

domingo, 14 de agosto de 2011

Dia dos Pais



Meu pai, meu amigo
Eu tenho um amigo
Que sempre está comigo
Presente do bondoso Criador
Eu tenho um
amigo
Fiel, companheiro
Exemplo verdadeiro de amor

No dia em que eu nasci
Ele já estava ali
Me recebendo nos braços da
família
Eu não sabia de nada
Mas ele já me amava
E me ofertava a sua companhia

Meu
pai, meu amigo
Fiel, companheiro
Exemplo verdadeiro pra mim
Meu pai, meu amigo
Fiel, companheiro
Exemplo verdadeiro para mim

Sua vida me conduz
Aos braços de Jesus
A quem eu amarei até o fim.
                                                                                      Cristina Mel

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dia do Estudante


Dia do Estudante 

Se você estuda, hoje é o seu dia! PARABÉNS pra você!

Estudante é todo aquele que se dedica a aprender e tem fome de conhecimento. E já que você gosta de aprender coisas vamos falar um pouco da origem desse dia:
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após a criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Grandes talentos na escola

A Escola Estadual Roberto Scaff tem entre seus alunos grandes talentos musicais. Destacamos aqui alguns deles que aproveitam esse talento para curtir música com os amgigos após o almoço.


     

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Diversão no intervalo do almoço

                           

 Os alunos do Programa Mais Educação e do Ensino Médio Inovador da Escola Estaual Roberto Scaff aproveitam o intervalo do almoço para se divertir e relaxar entre as aulas do período matutino e vespertino.


           


domingo, 7 de agosto de 2011

De volta das férias!


  
  Após duas semanas de férias, os alunos da Escola Estadual Roberto Scaff retornam às aulas com as baterias recarregadas e se deliciam com o almoço preparado com muito carinho pelas dedicadas funcionárias Rosana e Tatiane que seguem as orientações da nutricionista da Secretaria do Estado de Educação. 


 

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Atividades Projeto UCA: "Perguntas" - Módulo III

   A dúvida e a curiosidade nos estimulam a buscar a verdade e o conhecimento. Grandes descobertas foram feitas a partir de uma dúvida. Vivemos cercados por fatos curiosos em nosso dia-a-dia.
   Os autores selecionados relacionam a curiosidade e  os questionamentos com a educação e, monstram através de suas idéias que quando os alunos são estimulados a questionarem, possui maior autonomia.
   A pergunta na sala de aula tem o papel de estimular o aluno em adquirir conhecimento. Perguntas exploradoras e desafiadoras envolvem e ajudam o aluno a compreender as idéias que eles já têm sobre determinados assuntos.
   "Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino."
                                   Paulo Freire

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Expectativas com o Projeto UCA

Trabalho atualmente como professora monitora na Escola Roberto Scaff, estou participando do Projeto UCA e criei meu primeiro blog sob as orientações do curso para realizar as postagens das atividades. Quando a escola foi contemplada com o Projeto surgiu entre nós professores e os alunos a ansiedade de utilizar os laptops, porém, havia a necessiade da escola ser estruturada com implantação da internet em rede sem fio, instalação de tomadas, capacitação dos professores, etc. Tudo parecia um longo processo, mas hoje estamos vivendo a realidade do Projeto UCA, em toda sua intensidade. Conhecemos a fundo nossas dificuldades e reconhecemos a necessidade de termos domínio das tecnologias. Não sou professora regente, mas na aula que desenvolvi em minha escola percebi nos alunos uma enorme vontade de utilizar o laptop do Projeto UCA, e como é importante para eles esses laptops, pois, refletindo sobre os vídeos do módulo II do curso, entendi o valor que os alunos dão ao seu laptop, dizem todos orgulhosos "o meu computador".

Os alunos apresentando o Projeto UCA no desfile do aniversário da cidade.

Escola Estadual Roberto Scaff

A Escola Estadual Roberto Scaff possui o Ensino Fundamental e Ensino Médio Inovador, ambos em período integral. A escola foi comtemplada pelo Projeto UCA (Um Computador por Aluno). Para conhecer a escola visite o blog.

Avaliando a minha aula com o uso do laptop




Essa aula foi aplicada no dia 22 de junho de 2011 com a turma do 9° ano do Ensino Fundamental do Programa Mais Educação da Escola Roberto Scaff. O conteúdo ministrado foi Meio Ambiente. Inicialmente apresentei o termo "Pegada Ecológica", posteriormente com a participação dos alunos definimos os conceitos de recursos naturais, consumo exagerado, degradação ambiental e resíduos. Essa etapa da aula foi bastante produtiva, pois a turma já possuía conhecimento do assunto abordado, pois foi trabalhado na Oficina Com Vida. A sala do 9° ano foi a que se destacou da escola na gincana do Meio Ambiente promovida pela Secretaria de Educação do Município. Um dos objetivos da aula é mostrar através da “Pegada Ecológica” como a nossa maneira de viver está relacionada com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos. Utilizamos o laptop do Programa UCA para acessar o endereço http://www.pegadaecologica.org.br/ para que os alunos calculassem suas pegadas. Haviam 20 alunos presentes e todos se empenharam em cumprir o objetivo da aula, porém, apenas alguns alunos conseguiram calcular a pegada. Não sei se foi problema com a internet, visto que alguns laptops travaram. Contudo, conseguimos socializar os resultados dos alunos que concluiram a ativid e eles ficaram surpresos com as consequências que o estilo de vida causa ao planeta. O importante é que perceberam que medidas simples, como por exemplo, fechar a torneira ao escovar os dentes, contribuem para reduzir o impacto causado ao meio ambiente.