Define-se projeto como o modo de agir do ser humano, o que planeja para o seu futuro, quem pretende ser e como fazer para alcançar suas metas, satisfazer seus sonhos e responder às suas indagações. No âmbito escolar os projetos devem estar ligados diretamente ao conceito de cidadania, pois o projeto em sala de aula envolve pessoas de personalidades diferentes trabalhando numa meta comum para alcançar o resultado. O trabalho por meio de projeto permite que o aluno aprenda-fazendo. No desenvolvimento de um projeto podem ocorrer imprevistos e às vezes são necessárias algumas mudanças, por isso, podemos dizer que existe uma flexibilidade. Hernández afirma que não existe um modelo ideal, porque o professor precisa conhecer a realidade da sala. Paulo Freire afirma que o professor deve proporcionar o conhecimento do conhecimento já adquirido pelo aluno no seu cotidiano e a produção do conhecimento não existente. Para Freinet o professor deve estimular as crianças a fazerem experiências para buscarem as respostas às suas inquietações sendo orientadas pelo professor durante a execução. A teoria de Vygotsky destaca que o aluno aprende a partir da interação com o meio em que vive, com a realidade e com outras pessoas. A escola deve ser um espaço vivo, desta forma proporciona ao aluno experiências e conhecimentos. O professor deve dialogar com os alunos a fim de compreender suas dúvidas, expectativas e necessidades e propor atividades que despertem a curiosidade e o desejo de aprender. O projeto potencializa a integração de diferentes áreas de conhecimento, assim como a integração de várias mídias e recursos. No entanto, se o professor não tiver domínio dos softwares disponíveis, desperdiçará a oportunidade de desenvolvimento de melhor qualidade do aluno. Para se questionar, desafiar e instigar o aluno a buscar conhecimento com o uso do computador, o professor precisa conhecer as principais ferramentas. É importante a atuação do professor e o seu domínio sobre os recursos utilizados no desenvolvimento das atividades. O processo de avaliação de projetos ocorre de forma contínua, com o acompanhamento do professor durante o desenvolvimento do trabalho. As tecnologias utilizadas na escola contribuem para a produção de novos conhecimentos, sem a desvalorização dos conhecimentos acumulados ao longo do tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário