quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A importância de uma alimentação saudável




                                    
A alimentação saudável é a ingestão de, principalmente, alimentos naturais em nossas refeições diárias. É necessário a absorção de açúcares, carnes, ovos, hortaliças, frutas, legumes, leite, óleos, massas, raízes e tubérculos através através de nossas refeições. A quantidade necessária para a alimentação saudável varia para cada organismo já que é levado em consideração a altura, a idade, o peso, e a saúde de cada indivíduo, além das atividades físicas praticadas pelo mesmo.

Objetivos:
           Identificar nos alimentos seus nutrientes, suas fontes e funções que elas desempenham em nosso organismo;
Estimular os alunos a uma alimentação saudável;

O que são Nutrientes?
Os nutrientes são substâncias presentes nos alimentos e que são essenciais para o nosso organismo. São eles: os açúcares ou carboidratos, as gorduras, as proteínas, as vitaminas e os minerais.
Os açúcares ou carboidratos são nutrientes com função de fornecer energia para o nosso organismo. Exemplos de alimentos fontes de carboidratos são: açúcar, doces em geral, mel, pães, arroz, milho, massas, farinhas, etc.
As gorduras, junto aos carboidratos, são os principais fornecedores de energia. Além disto, protegem os órgãos contra lesões, fazem parte das membranas celulares, mantêm a temperatura corporal, ajudam no desenvolvimento cerebral de fetos e crianças, entre outras. Podem ser tanto de origem animal quanto vegetal. Exemplos de alimentos fontes de gorduras: manteiga, margarina, óleos, banha, requeijão, maionese, cremes, etc. As gorduras são muitas vezes consideradas como “vilãs” da saúde e da boa alimentação, mas isso não é verdade. Elas possuem importantes funções e só são prejudiciais quando em excesso, assim como os demais nutrientes.
As proteínas são necessárias para o crescimento, construção e reparação dos tecidos do nosso corpo. Elas fazem parte da constituição de qualquer célula, como as células nervosas do cérebro, as células do sangue, dos músculos, coração, fígado etc., protegem o organismo contra doenças, entre outras. Exemplos de alimentos fontes de proteínas: todos os tipos de carnes, ovos, leite e derivados, nozes, castanhas, amendoim, etc.
As vitaminas podem ser encontradas nas frutas, vegetais e em alimentos de origem animal. São indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Participam de inúmeras reações do organismo, contribuem para o fortalecimento do nosso corpo, na defesa contra as infecções, evitando gripes frequentes e doenças. É indispensável a ingestão de frutas e verduras em nossa alimentação para garantirmos a dose diária necessária de vitaminas.
Os minerais também são necessários para garantir o bom funcionamento de nossos corpos e conseguimos obtê-los pela alimentação. O cloro, o sódio e o potássio são necessários para realização de muitos processos em nossos corpos, como a transmissão impulsos nervosos. São encontrados no sal de cozinha, nas bananas e nas frutas cítricas.
Existem também substâncias denominadas fibras que, apesar de não serem nutrientes, são muito importantes para o organismo, pois são responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre, e reduzem a absorção de gorduras e colesterol. Os vegetais, frutas e cereais integrais são fontes de fibras.

Um comentário:

  1. Nada melhor que uma boa alimentação para uma longa vida saudavel,não é?Milena muito obrigado por colocar essas informações,vão me ajudar no meu trabalho hehee.

    ResponderExcluir